Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

5 benefícios da análise de dados para a comunicação interna

O "data-driven" é a programação orientada pela análise de dados e isso pode trazer algumas vantagens na comunicação interna das empresas

Por Redação
16 nov 2021, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Já ouviu falar em data driven? É a prática de basear a tomada de decisão e o planejamento estratégico na análise de dados. Esse conceito vem sendo utilizado por empresas de diversos setores para agilizar e melhorar a qualidade dos processos. Conheça os cinco principais benefícios de usá-lo para aprimorar a comunicação interna:

    Criar relacionamentos 

    Na comunicação com foco em dados, é possível aplicar pesquisas rápidas e menos extensas para ajudar a monitorar alterações comportamentais na empresa. “Colaboradores entram e saem da organização todos os meses. E a percepção que os funcionários têm da companhia também muda”, afirma Felipe Hotz, CEO da startup Comunica in. “Munido de uma base de dados constantemente alimentada, será mais fácil entender questões de sazonalidade no humor dos colaboradores, a rotatividade e o impacto que esses movimentos têm no dia a dia.”

    Saber onde investir

    Antes de mobilizar recursos, é possível rodar pequenos testes para entender qual o melhor formato de comunicação. “Experimente ações e entenda qual o melhor resultado possível com o mínimo de esforço atrelado. A intenção não é economizar em dedicação, mas, sim, valorizar as horas de trabalho do time de comunicação interna”, diz Felipe, destacando que nem sempre a ação mais elaborada vai ser a que melhor se comunica com os funcionários. “Você pode descobrir novos formatos de sucesso analisando a reação do público e mantendo uma rotina constante de análise de hipóteses”, explica.

    Acompanhar o andamento

    Felipe afirma que é importante incluir metas no processo e acompanhar a evolução delas. “As métricas de análise devem estar alinhadas com as metas estratégicas da empresa”, diz.

    Continua após a publicidade

    Apresentar resultados

    Para que a alta gestão e outras áreas reconheçam a importância da comunicação interna, é importante apresentar quais são os resultados esperados no curto, médio e longo prazos.

    Reavaliar decisões

    É preciso saber a hora certa de se desprender de algo que foi previsto, para dar lugar a novas possibilidades. “O acompanhamento de métricas em tempo real ajuda nesse processo”, finaliza Felipe.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.