Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Startup facilita a denúncia de violência doméstica

Legaltech usou sua plataforma para disponibilizar o Formulário Nacional de Avaliação de Risco de Violência Familiar e Doméstica contra a Mulher

Por Hanna Oliveira
Atualizado em 10 dez 2020, 20h32 - Publicado em 17 set 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um desdobramento inesperado da pandemia foi o aumento de casos de violência de doméstica durante a quarentena. Em um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado em redes sociais, mostrou-se que os relatos de brigas entre vizinhos no Twitter cresceram 431% entre fevereiro e abril de 2020. E os dados foram corroborados por registros oficiais – só no estado de São Paulo, no comparativo entre março de 2019 e março de 2020, houve um aumento de 44,9% nos atendimentos de violência doméstica realizados pela Polícia Militar, também em apuração feita pelo mesmo órgão.

    Mesmo sendo uma situação de âmbito privado, a sociedade já entendeu que a responsabilidade de se proteger mulheres que estejam sofrendo violência é de todos. Empresas, inclusive, começaram a tomar medidas internas para identificar casos de violência familiar, como explicamos nesta reportagem de VOCÊ RH em dezembro de 2019.

    E para facilitar essa e outras iniciativas, a startup Lexio, uma legaltech especializada em gestão de contratos, disponibilizou na sua plataforma o Formulário Nacional de Avaliação de Risco de Violência Familiar e Doméstica contra a Mulher, que foi criado pelo Poder Judiciário e o Ministério Público, em 2020. Esse documento é o primeiro passo para se pedir uma medida protetiva e, além de poder ser preenchido por ONGs, delegacias especializadas e empresas jurídicas, também pode ser usado por áreas jurídicas de empresas com iniciativas de combate à violência contra mulher.

    Com a disponibilização do formulário, o tempo gasto com o preenchimento e assinatura dos envolvidos em possíveis casos de violência será reduzido por conta da automatização e assinatura eletrônica. Mais informações você encontra no site da Lexio.

    Continua após a publicidade

    Participe da pesquisa gratuita de VOCÊ RH que vai mapear o cenário da diversidade nas empresas brasileiras

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.