auxiliar de serviços gerais Marília Carla da Silva realizou o sonho de se casar no jardim de um dos escritórios da empresa em que trabalha, a AeC, em Campina Grande. A cerimônia religiosa e a festa, com banda e bufê, foram acompanhadas por 70 convidados.
Isso aconteceu em 2019. É que já faz oito anos que a companhia mineira de tecnologia, que tem mais de 40 mil funcionários, criou um programa para realizar sonhos dos colaboradores. Os interessados mandam uma carta contando seu maior desejo, e a diretoria de pessoas mais um comitê de profissionais da própria empresa avaliam os pedidos.
No começo era tudo em papel, mesmo, escrito à mão; com a pandemia, as solicitações passaram a ser registradas em um sistema online, já que 60% das equipes estão em home office. Depois da seleção, o RH faz uma consulta do histórico do funcionário junto a seus gestores e à ouvidoria, para validação. Em entrevista à VOCÊ RH, Luisa Gontijo, gerente de pessoas da AeC, afirma que todas as mensagens são lidas e que o comitê escolhe as mais tocantes.
Há um orçamento anual destinado à ação. “Se for um sonho como uma casa própria, é algo muito grande. Mas o valor não costuma ser um limitador — o que levamos em consideração é a história daquele sonho”, diz Luisa, afirmando que a empresa já investiu mais de meio milhão de reais para realizar mais de 120 desejos desde o início da iniciativa.
Singelos e plurais
O atendente José Diego, de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi quem inaugurou a iniciativa de 2022, que vai contemplar 30 pessoas, já que a empresa completa 30 anos. José ganhou uma bancada-camarim cheia de maquiagens. “Sou drag queen, amo o que eu faço e queria realizar esse sonho de trabalhar também como maquiador profissional, mas estou sem produtos e também sem uma bancada-camarim para esse trabalho”, dizia na carta.
Os desejos de outros 29 funcionários serão realizados até o fim do ano, com uma média de seis por mês — e eles já foram escolhidos. Um deles é do atendente Wellington Fernandes, de João Pessoa, na Paraíba. O sonho dele é ter uma bicicleta equipada com livros, que possa ser levada para diversos lugares, servindo de incentivo à leitura aos jovens e adolescentes do bairro de São José, onde mora.
Outro desejo que vai virar realidade é o do atendente Jhonattan Ewerton, de Mossoró. Torcedor fanático do Vasco desde a infância, ele vai conhecer o estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.
Para o ano que vem, a empresa deve definir um tema para a ação — turismo, para que os funcionários façam a viagem de seus sonhos. “Temos uma lista de ideias. Ano passado, por causa do home office, reformamos um cômodo da casa dos selecionados”, afirma Luisa. “Futuramente, gostaríamos de reformar o carro deles também.”
A AeC atua em Belo Horizonte, Governador Valadares, Montes Claros, Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, no Sudeste; e em João Pessoa, Campina Grande, Mossoró, Arapiraca e Juazeiro do Norte, no Nordeste.
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