A partir de hoje, as empresas que utilizam fazem recrutamento pelo Vagas.com poderão utilizar gratuitamente 1 000 minutos da ferramenta de videoentrevista oferecida pela plataforma.
“Essa ferramenta de videoentrevista consegue ajudar, e muito, nos processos seletivos de forma segura, eficaz e o mais importante para o momento, remotamente. Com essa medida, contribuímos para que mais pessoas evitem o contato presencial”, diz Leonardo Vicente, especialista em marketing da VAGAS.com. Com a quarentena, muitos processos seletivos foram paralisados, já que candidatos em busca de vagas de emprego e recrutadores sumiram das salas de entrevista.
A ferramenta permite que o candidato grave um vídeo e envie ao profissional de RH que terá recursos como, por exemplo: nuvem de palavras com os termos mais usados durante a gravação do vídeo, transcrição do áudio em texto, possibilidade de inserção de comentários.
“Digamos que a entrevista de emprego seja para um cargo da área financeira, na medida em que o candidato usa termos inerentes à área, como “orçamento”, “negociação”, “balanço”, etc. tudo isso fica registrado e ajuda o RH a compreender um pouco mais da experiência do candidato nos primeiros contatos. Essas palavras mostram se o candidato tem aderência à vaga proposta”, explica o especialista da Vagas.com.
Não há juízo de valor com base em expressões demonstradas pelo candidato durante a gravação do vídeo. “Procuramos concentrar apenas no registro do momento em que houve uma variação de expressão, buscando possibilitar ao recrutador uma forma de acesso rápido e fácil a um ponto do vídeo onde alguma informação importante possa ter sido mencionada e que seja necessária uma melhor avaliação por parte dele”, explica.
Confira um guia de boas práticas na videoentrevista:
Para facilitar essa etapa da seleção, especialistas listaram algumas boas práticas que podem ajudar candidatos e recrutadores:
Com estas táticas você vai se dar bem nas entrevistas de emprego por vídeo