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Home office e horário flexível: como é trabalhar na Locaweb

Com 1.500 funcionários e crescimento acelerado, a Locaweb segue expandindo, mesmo com a pandemia de coronavírus

Por Monique Lima
Atualizado em 5 dez 2020, 20h54 - Publicado em 30 jul 2020, 07h00
Escritório da Locaweb, em São Paulo: funcionários não têm horário de jornada fixo (esta foto foi feita antes da quarentena)
Escritório da Locaweb, em São Paulo: funcionários não têm horário de jornada fixo (esta foto foi feita antes da quarentena) (Divulgação/Divulgação)
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Matéria originalmente publicada na Revista VOCÊ S/A, edição 265, em 19 de junho de 2020. 

Em 1998, a Locaweb se tornou a primeira empresa brasileira de hospedagem de sites. Hoje, é líder do segmento no país, com mais de 350.000 clientes, 1.500 funcionários e um portfólio que inclui seis companhias: ­Cluster2Go (de data center), All iN Marketing Cloud (de marketing digital de relacionamento com o cliente), Tray (de criação de lojas digitais), Yapay (de pagamento para e-commerce), Delivery Direto (de desenvolvimento de aplicativos para restaurantes) e KingHost (de hospedagem de sites por computação na nuvem).

“A diversidade dos serviços que oferecemos permite a perpetuidade dos negócios sem grandes perdas nesta crise”, diz Simony Morais, diretora de gente e gestão. No primeiro trimestre de 2020, o crescimento foi de 23,6%, com receita líquida de 104,5 milhões de reais. Recém-chegada à Bolsa de Valores, num IPO que levantou 1 bilhão de ­reais, a Locaweb seguirá expandindo seus negócios. Segundo a executiva, o plano da empresa é comprar mais duas startups até o final deste ano.

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1 Novo home office

Antes da quarentena, o trabalho remoto era liberado só para alguns cargos de tecnologia. hoje, 97% da empresa se encontra nesse regime. e o sucesso na adaptação já faz a diretoria rever sua política e avaliar a flexibilização. o plano é ter um programa estruturado de um ou dois dias por semana de home office no retorno ao escritório.

2 Sem pressão

Os horários para início e finalização da jornada são flexíveis. “Desde que se respeite a carga total e as entregas, os funcionários podem entrar a qualquer hora do dia. Não temos restrições nesse sentido”, diz Simony.

3 Ajuda na crise

A empresa não oferece vale-refeição nem alimentação, mas conta com restaurante em sua sede. Neste momento, cestas básicas estão sendo enviadas às residências. e uma Ajuda de custo foi acrescida aos salários para pagamento de energia e internet.

4 Atenção às mamães

Além da licença-maternidade de quatro meses, as mulheres que voltam ao trabalho recebem uma placa de amamentação que lhes permite usar qualquer sala para retirar leite. elas Também possuem geladeira para conservação do alimento e isenção na coparticipação do convênio por doze meses a partir da licença.

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5 Sem estresse

Em seu ambiente de descompressão, a Locaweb oferece sinuca, tênis de mesa, pebolim, videogame, quick massage e manicure — as duas últimas gratuitamente e com agendamento prévio. Outros benefícios são Gympass e ginástica laboral três vezes por semana.

6 De olho nas minorias

Em 2019, a empresa criou um comitê de inclusão e diversidade para trabalhar seis frentes: mulheres, negros, cultura, PCDs, LGBT+ e gerações. Cada grupo tem um líder e um vice-líder, que participam mensalmente das reuniões de diretoria para levar pautas e sugestões de projetos.

7 Sem pausa no desenvolvimento

Todos os treinamentos que a empresa oferece, como os de liderança, os de trainees e os de atualização de desenvolvedores, foram transferidos para o ambiente online. “A participação está maior. como Não temos a barreira de estados, o resultado é mais integração”, diz Simony.

8 Desigualdades

Apenas 20% da liderança é feminina. O número baixo preocupa o RH, que começou a tomar providências por meio do comitê de diversidade. Entre as ações estão o treinamento de vieses inconscientes para toda a companhia e a parceria com instituições especializadas em recrutar desenvolvedoras.

9 Migrando de área

A universidade corporativa oferece uma trilha chamada Academia de Sistemas, voltada para os funcionários do atendimento que tenham interesse em crescer na carreira e migrar para a área de TI: 72 pessoas já fizeram a movimentação interna.

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10 Café com CEO

A cada dois meses, funcionários são convidados para participar de um café da manhã com o CEO — que se tornou virtual enquanto dura a pandemia.

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(Arte/VOCÊ S/A)

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