A Mercer, consultoria global de recursos humanos, saúde e previdência, aplicou uma pesquisa com 470 profissionais de RH brasileiros para entender os impactos da crise de covid-19 sobre esse grupo. Os resultados mostram que quem atua na área está vivenciando grandes desafios durante a pandemia.
Para 65% dos respondentes, por exemplo, o número de horas trabalhadas aumentou muito ou consideravelmente. “Toda a operação e atividades do RH foram impactadas, já que seu cliente principal são as pessoas”, diz Rafael Ricarte, líder de produtos de carreira da Mercer Brasil. Ele também atribui este resultado a equipes e orçamentos menores, necessidade de a área de gestão de pessoas encabeçar a transformação digital e de liderar temas como comunicação, gestão de benefícios e cuidados com a saúde mental.
Conheça mais descobertas:
68% se sentem mais valorizados profissionalmente depois da pandemia
50% enfrentaram dificuldades em quebrar paradigmas de RH
45% acreditam que o maior desafio para a retomada é conscientizar as pessoas
43% já estão executando um plano de transformação digital
32% acharam difícil em se adaptar ao home office nos primeiros meses
23% afirmam que a área que mais apoiou o RH na crise foi a TI