Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Na Fundação Pró-Rim, só brilha quem estuda muito

A fundação quer deixar um legado científico, e estimula a apresentação de trabalhos em congressos, publicações científicas e palestras

Por Bárbara Ladeia
Atualizado em 5 dez 2020, 20h48 - Publicado em 27 mar 2013, 12h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Joinville (SC) – Uma das grandes preocupações da Fundação Pró-Rim, em Joinville (SC), é a construção de um legado científico. Essa intenção fica clara especialmente pelo suporte oferecido pela instituição a seus funcionários para atividades de pesquisa.

    Em 2011, eles apresentaram 16 trabalhos em congressos, ministraram 12 palestras e tiveram duas publicações em revistas científicas.

    Tudo subsidiado pela instituição filantrópica, especializada no atendimento de pacientes com doenças renais crônicas. E essa é a principal receita para quem pretende ter vida longa na Fundação. “Aqui só tem um caminho para ser reconhecido: estudar muito”, diz um funcionário. Anualmente, os gestores planejam a agenda de treinamentos junto com as equipes.

    Para bolsas de estudo, a empresa abre todo ano um edital e oferece de 40% a 80% de auxílio, dependendo da afinidade entre o curso e os negócios. Em 2011, foram investidos 106.000 reais em bolsas e mais 150.000 reais na capacitação do time. Essas cifras devem aumentar nos próximos anos, com a construção do Hospital Pró-Rim.

    Um atraso na liberação do alvará adiou a inauguração do novo prédio, agora prevista para 2015, com 180 leitos, unidade de terapia intensiva e pronto-socorro. Com a expansão, há previsão de contratar 750 profissionais.

    Continua após a publicidade

    Para formar essa mão de obra, a instituição coordena o Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa, com cursos técnicos, de graduação e pós-graduação nas áreas de saúde que serão demandadas pelo hospital.

    A dedicação à ciência, no entanto, não ofusca o tradicional espírito altruísta dos empregados da Fundação Pró-Rim. “Nosso lema é ‘gente com amor’ e nosso trabalho é salvar vidas”, diz um funcionário.

    Na visão das equipes, a satisfação com o trabalho acaba compensando a baixa competitividade da remuneração, já que, por ser uma entidade filantrópica, a Fundação é proibida de distribuir lucros. Para compensar, são oferecidos diferenciais no pacote de benefícios, como o apoio jurídico e o auxílio-creche.

    PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
    Elogiado, o Encontro dos Pacientes e Funcionários, realizado anualmente, permite a interação entre as equipes, os pacientes e seus familiares. Para a maior parte da equipe, os médicos — que administram a Fundação — ainda têm pouca habilidade em gestão de negócios.
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.