Uma das portas de entrada da Aviva, que administra as empresas de hotelaria e turismo Rio Quente, em Goiás, e Costa do Sauípe, na Bahia, é o programa de estágio, que dura dois anos, com possibilidade de efetivação após seis meses de casa. A empresa está no ranking das 45 melhores empresas para começar a carreira.
“O RH e os gestores se mostram bem atentos às necessidades dos estudantes, permitindo escalas mais flexíveis”, afirma um dos jovens. Depois da efetivação, o funcionário tem liberdade de sugerir os cursos e os treinamentos que considera importantes para seu desenvolvimento profissional. “A empresa acredita que somos nós quem devemos direcionar nossa capacitação e buscar um diferencial no mercado”, avalia um empregado.
Não são raros os casos de líderes com pouca idade. O programa Potencial Sucessor estimula a formação de um banco de talentos indicado pelas chefias com base nos resultados das avaliações de desempenho. Os integrantes passam a participar do Ciclo de Desenvolvimento de Lideranças, que tem uma grade de treinamentos técnicos e comportamentais para aprimorar, em grupo, competências ligadas à gestão.
“Trabalho em equipe faz parte de nossa rotina. Nossos colaboradores se conhecem bastante e ajudam a formar os futuros líderes”, diz Laini de Melo, gerente-geral de experiência e talentos.
PONTOS POSITIVOS
Cada área da empresa conta com um multiplicador, que não pode ser o líder da equipe. esse profissional é responsável pelo auxílio na integração dos jovens que chegam e já precisam iniciar o contato com os clientes.
PONTOS A MELHORAR
Os funcionários gostariam de ter voz mais ativa na definição das metas pelas quais são cobrados anualmente, já que nem todos têm a oportunidade
de ajustar essas demandas com o gestor.
Quer participar da Melhores Empresas para Começar Carreira?
Entenda quais são os critérios de participação, conheça as etapas do processo e veja o que fazer para inscrever a sua companhia na edição de 2020