4 prioridades para CHROs em 2026
Apesar do cenário desafiador, diretores têm a chance de gerar impacto positivo e desenvolver competências necessárias para o sucesso das equipes.
Em 2026, o cenário do RH será definido por tendências que já estavam se consolidando em 2025. A inteligência artificial tem sido cada vez mais considerada como uma alternativa válida ao talento humano e tem levantado questões sobre o futuro do setor. As organizações vêm tentando equilibrar investimentos de longo prazo com restrições orçamentárias de curto prazo; e as relações trabalhistas têm se transformado, com acordos que aumentam as expectativas das empresas em relação à performance dos profissionais.
É um contexto desafiador, mas que oferece aos diretores de RH a oportunidade de definir (ou redefinir) suas prioridades, tomar decisões que gerem impacto positivo para as suas organizações e desenvolver as competências necessárias para o sucesso de suas equipes.
É o que defende a consultoria Gartner, que realizou uma série de pesquisas no último ano, entrevistando milhares de líderes do mundo corporativo, diretores de RH e outros profissionais, para compreender como as tendências mencionadas aqui devem moldar os objetivos dos CHROs este ano – e para estabelecer as quatro prioridades a seguir. Confira.
1. Revolucionar o RH com IA
A. Descobrir
- Determine, com a alta liderança, as prioridades do negócio e os cenários emergentes relacionados ao avanço tecnológico, às tendências econômicas e a possíveis mudanças no setor.
- Desenvolva, com seus líderes de RH, uma declaração sobre as expectativas em torno do papel da IA na área.
B. Projetar
- Traduza os objetivos de negócio em uma estratégia de RH e um roteiro tecnológico, que especifique como a IA vai apoiar metas relacionadas aos talentos.
- Em parceria com o CEO, alinhe a estratégia do RH com o roteiro tecnológico da empresa.
C. Entregar
- Comunique as prioridades, ações e entregas do RH aos líderes do setor, às suas equipes e aos líderes das unidades de negócios.
- Revise e ajuste regularmente a estratégia de RH com base em gatilhos preestabelecidos, como o desenvolvimento de uma nova tecnologia.
2. Moldar o trabalho na era da IA
A. Descobrir
- Converse com a alta liderança para entender os impactos esperados da implementação de IA no cotidiano de trabalho.
- Em parceria com seu diretor de gestão de talentos e seu CIO, identifique riscos importantes relacionados aos talentos e à tecnologia.
B. Projetar
- Priorize as competências e os riscos críticos para diferentes cenários da interação talentos-IA em colaboração com as lideranças de RH.
- Estabeleça uma estratégia de “construir, comprar, terceirizar e automatizar” com base nas prioridades e nos objetivos da organização em relação aos talentos.
C. Entregar
- Com seu diretor de people analytics, estipule dois conjuntos distintos de KPIs para as formas atuais e futuras de entregar o trabalho.
- Comunique sua estratégia à alta administração e aos líderes de RH, destacando ações que apoiam o futuro dos resultados de trabalho, no curto e no longo prazo.
Quais tendências que devem pautar o RH em 2026?
3. Mobilizar líderes para crescer apesar das incertezas
A. Descobrir
- Examine os programas de desenvolvimento preexistentes para constatar oportunidades de esclarecer os papéis dos líderes na adoção das mudanças.
- Trabalhe com gestores e business partners para identificar mudanças nas competências de trabalho, assim como lacunas de performance.
B. Projetar
- Elabore um plano de negócios para os programas de desenvolvimento que ajude os líderes a colocar a adoção de mudanças na rotina.
- Com seu diretor de gestão de talentos, inclua competências relacionadas à mudança nos critérios de avaliação de performance dos líderes.
C. Entregar
- Comunique as novas competências de liderança às principais unidades de negócios e ofereça recursos de desenvolvimento aos gestores.
- Acompanhe o progresso da elaboração e da adoção de mudanças por meio da gestão de desempenho e dos ciclos de feedback.
4. Combater a inércia cultural para impulsionar a performance
A. Descobrir
- Analise a cultura para garantir que ela esteja alinhada com a estratégia da empresa e com as condições de operação atuais, usando o feedback dos funcionários.
- Apresente um plano de mudança ao CEO e à liderança executiva, buscando um alinhamento em torno de uma proposta simples de cultura.
B. Projetar
- Reúna os líderes para reforçar a importância de incorporar certos valores culturais ao trabalho diário e definir indicadores de sucesso.
- Trabalhe em parceria com o responsável pela gestão de talentos para atualizar os padrões de administração de desempenho, deixando-os em conformidade com os valores culturais da empresa.
C. Entregar
- Forneça ferramentas de aprendizagem aos gestores a fim de ajudá-los a promover os valores culturais e os comportamentos desejados.
- Monitore o impacto das iniciativas, acompanhando métricas de desempenho e engajamento, assim como outros indicadores de sucesso predefinidos.
Este texto é parte da edição 102 (fevereiro e março) da Você RH, que chegará às bancas a partir do dia 6 de fevereiro. Acompanhe nosso site e nossas redes sociais para não perder o lançamento!







