Na década de 1980, o jornalista americano Robert Levering foi convidado a escrever um livro indicando as 100 melhores empresas dos Estados Unidos do ponto de vista dos trabalhadores. O trabalho gerou um livro best-seller e uma iniciativa que desde então se espalhou pelo mundo, com presença em 97 países.
O Great Place to Work (GPTW) avalia mais de 10 mil empresas por ano no mundo. Já ouviu mais de 12 milhões de colaboradores. No Brasil, onde começou a atuar em 1997, mais de 2,5 milhões de trabalhadores foram impactados pela pesquisa que avalia as melhores empresas para se trabalhar no país.
Logo no início de 2024, a sede da TODOS Internacional recebeu a certificação GPTW. A conquista representa o reconhecimento da sua proposta de gestão, baseada no conceito de Administração Solidária, desenvolvido por Altair Vilar, fundador e presidente do grupo.
Ele defende que as ações empresariais devem buscar, em primeiro lugar, o desenvolvimento social do país e a melhoria da qualidade de vida da população – um processo que passa pela construção de um ambiente de trabalho que valoriza a diversidade, o acolhimento e o bem-estar dos colaboradores.
Reformulação na gestão
Como aponta Rennan Vilar, chief people and culture officer (CPCO) da companhia, a pontuação 83, próxima do benchmarking das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, cuja nota é 90, é resultado de uma série de transformações que a empresa começou a implementar nos últimos anos.
“A TODOS Internacional vem, há algum tempo, passando por uma reformulação em seus setores, não somente nos processos, mas na forma de fazer gestão de pessoas. Em 2020, começamos uma mudança substancial na área de pessoas e cultura”, ele detalha. “Com essas reformulações, focamos o cuidado com as pessoas, a partir da realização de diversos projetos que aprimoram a jornada do nosso colaborador.”
Atualmente, o grupo representa o maior conglomerado empresarial brasileiro a oferecer serviços de desconto em saúde, educação e lazer. É franqueador do Cartão de TODOS, que atende mais de 16 milhões de usuários no país – o equivalente à população do estado do Rio de Janeiro.
Sua missão é coerente com o conceito de Administração Solidária: levar saúde, educação e lazer para famílias de baixa renda, com serviços de alta qualidade a baixíssimo custo. O lema do grupo, “um pouco de cada um faz muito por todos”, reafirma que o lucro é apenas o resultado e não o objetivo final. E está alinhado com a construção de um ambiente de trabalho saudável e estimulante.
Para Altair Vilar, a conquista da certificação GPTW com uma alta pontuação reflete os princípios da Administração Solidária na gestão de pessoas. “Estamos muito honrados com essa conquista, que foi uma forma de constatar os nossos principais valores, nos quais o bem comum deve prevalecer sobre o interesse individual, reconhecendo a importância da satisfação e do bem-estar dos colaboradores, o que realmente faz a diferença para todos.”
FeedzDay 2023
Entre as ações desenvolvidas pelo grupo na direção de construir o melhor ambiente de trabalho possível, o CPCO destaca a criação da Academia de Desenvolvimento, direcionada para a formação e constante atualização da liderança, e do projeto Desenvolve TODOS, que abrange todos os funcionários e visa ofertar verbas para que os colaboradores possam fazer cursos, graduações, pós-graduações e atividades voltadas para a sua formação. Além disso, a companhia revisou o plano de cargos e salários, com o objetivo de oferecer uma melhor remuneração e também disponibilizar mais benefícios aos colaboradores.
“Nosso trabalho está sendo pautado em proporcionar o constante desenvolvimento tanto dos nossos gestores como de todos os nossos colaboradores, priorizando o atendimento às necessidades e a melhoria da qualidade de vida. Só nos últimos dois anos, a Desenvolve TODOS já disponibilizou R$ 1,7 milhão de reais para o crescimento contínuo dos colaboradores”, aponta Rennan Vilar.
A transformação de gestão de pessoas e cultura no grupo também levou a TODOS Internacional a receber um outro reconhecimento, desta vez na apresentação do case vencedor no FeedzDay 2023, evento de inovação e tecnologia focado na gestão de pessoas. Um dos pontos de destaque foi o projeto de gamificação, que premia colaboradores que têm constância em dar feedbacks, se desenvolver e ajudar a empresa com pesquisas de engajamento.
O CPCO do grupo ressalta que o fortalecimento da cultura de feedback na empresa foi um dos motivos para o alcance da nota tão elevada na avaliação do GPTW: “Além do feedback clássico, também implantamos as reuniões 1:1, nas quais o gestor alinha de forma detalhada o desenvolvimento do colaborador, em uma escuta acolhedora focada em soluções”.