Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Pós-graduação ou MBA: quais são as diferenças e qual é a melhor escolha?

Embora ambas sejam especializações lato-sensu, pós-graduação e MBA são indicadas para objetivos diferentes de carreira. Saiba qual é a ideal para você

Por Redação
Atualizado em 22 ago 2024, 15h09 - Publicado em 11 ago 2021, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em busca de mais desenvolvimento e de oportunidades, profissionais em diversos estágios de carreira deparam com a dúvida: qual tipo de especialização escolher? A decisão precisa levar em conta os objetivos de carreira de curto, médio e longo prazo, o planejamento da própria carreira e, em muitos casos, as necessidades do próprio empregador. Entre as escolhas mais comuns, estão o MBA e a pós-graduação. Ambos são especializações lato-senso, mas indicadas para objetivos diferentes de carreira.

    Quando fazer um MBA

    Segundo o MEC, “os MBAs (Master Business Administration ou equivalentes) nada mais são do que cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de administração.” Na prática, o MBA é indicado para pessoas que querem se especializar em gestão e trilhar uma carreira executiva. Isso acontece porque o MBA é mais voltado para questões do mercado de trabalho e as turmas normalmente são compostas por alunos que já possuem experiência em empresas e querem se tornar líderes melhores.

    Importante lembrar que as instituições de ensino costumam exigir pelo menos cinco anos de experiência profissional para os alunos de MBA. Além disso, o MEC só reconhece cursos com pelo menos 360 horas-aula.

    Uma especialização como essa pode ser interessante não apenas para entender mais sobre gestão e negócios, mas para se aprofundar na sua própria área ou para ter conhecimento para fazer uma mudança de carreira. Como escreve a colunista de Você RH Isis Borge, uma pessoa formada em psicologia que atue com recursos humanos pode fazer um MBA em administração para trilhar uma carreira mais estratégica.

    Quando fazer uma pós-graduação

    Os cursos de pós-graduação costumam fazer mais sentido para aquelas pessoas que querem se especializar na própria área de estudo. O objetivo dessa formação é na especialização em determinada área. E isso vale tanto para os profissionais que querem continuar atuando no setor de formação, quanto para os que querem mudar de carreira. Segundo Isis, os empregadores veem com bons olhos uma pessoa que ainda não tem experiência em determinado assunto, mas que está fazendo uma pós para se especializar no tema.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    As empresas estão mudando. O tempo todo. Fique por dentro: acompanhe a Você RH no Instagram, no LinkedIn e no YouTube.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.