Desconto de até 39% OFF na assinatura digital

Isis Borge

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Executive Director Talenses & Managing Partner Talenses Group
Continua após publicidade

O que você vai deixar de fazer em 2024?

Precisamos focar em ser mais eficazes e dar foco ao que de fato é importante e merece o nosso investimento de tempo.

Por Isis Borge, colunista de VOCÊ RH
26 jan 2024, 16h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Neste início de ano, vemos muitas pessoas publicando textos sobre seus planos e suas metas para o ano novo. Mas a verdade é que, para, de fato, termos uma renovação e mudança significativa, não adianta apenas acrescentarmos coisas na agenda o que pode fazer com que a gente inicie o ano já com um sentimento de exaustão e apreensão.

    Um dos maiores aprendizados que as pessoas têm com a maturidade profissional é saber dizer não. É compreender que para alcançar metas e objetivos com qualidade de vida e de resultados, temos que saber o que priorizar, delegar e, até mesmo, deletar. Eu mesma sempre faço essa revisão de maneira periódica e, especialmente, na virada do ano.

    Com as incertezas de mercado, precisamos focar em ser mais eficazes e dar foco ao que de fato é importante e merece o nosso investimento de tempo. A minha primeira sugestão é: reveja o que está funcionando e o que não está. 

    Aqui falo desde olhar para os itens da sua residência, avaliar o que está ocupando espaço nos armários e poderia ser doado, vendido ou já não tem mais utilidade para ninguém. Reveja papéis que precisam ir para o lixo, livros que poderiam ser doados para a biblioteca mais próxima.

    A mesma limpeza vale para os arquivos que estão no seu computador ou na nuvem. Enfim, o objetivo é eliminar tudo o que não faz sentido e apenas está ocupando espaço físico e mental na sua vida. 

    Continua após a publicidade

    Nesse processo, é útil, ainda, rever o seu modo de operação: “Como são as rotinas semanais, por exemplo?”; “As atividades pessoais que realiza estão agendadas para o melhor horário?”; “Tudo o que você faz hoje precisa continuar na agenda?”; “Qual rotina poderia ser modificada ou até eliminada com a intenção de abrir espaço para o novo?”.

    Não é estratégico manter uma agenda lotada de atividades que nem sempre fazem sentido só pelo trabalho que dá sair do piloto automático. Se você tem o objetivo de aprender um novo idioma e de ser mais assíduo na prática de exercícios físicos, precisa abrir espaço na agenda. Para isso faz sentido verificar se na sua rotina existe algo que está roubando o seu tempo ou alguma atividade que não te traz felicidade e é totalmente dispensável.

    Dentro dessa revisão, sugiro também avaliar as pessoas que te rodeiam. É claro que é importante se abrir para conversar com quem pensa diferente de nós para ampliar nossos pontos de vista. Mas, definitivamente, ninguém precisa de pessoas tóxicas por perto. Precisamos de quem nos faz bem. Quem você poderia conhecer ou encontrar mais? Quem precisa parar de marcar presença na sua agenda social?

    Continua após a publicidade

    As principais reflexões para 2024

    Com relação à sua forma de pensar e viver, sugiro atenção aos seguintes fatores:

    Para viver novos ciclos, você precisa necessariamente encerrar ciclos antigos. Caso contrário, não haverá espaço para o novo. O que for importante e fizer parte da sua essência e dos seus objetivos deve permanecer. Mas, certamente, há uma série de itens e atividades que ocupam um tempo precioso da sua vida sem necessidade.

    Continua após a publicidade

    Com mais tempo, você terá, também, mais energia e foco! Que tal programar essa faxina agora? Eu já fiz a minha.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.