Um terço das empresas pretende aumentar suas equipes de suporte, e 41% estão dispostas a oferecer salários mais altos a profissionais com conhecimentos específicos, segundo a consultoria Robert Half.
Com o desemprego em queda e a disputa por talentos, as companhias precisam aprimorar suas estratégias para atrair e reter talentos – e o RH está sendo muito demandado nesse contexto.
A tendência é que o RH participe mais das estratégias de negócios em 2026, além de incorporar conhecimentos e profissionais de outras áreas para atender às suas novas demandas.
O mercado pede líderes de RH com expertise para se aproximar dos negócios – e profissionais com conhecimentos em people analytics. O inglês continua sendo um must.
Cargos em alta, habilidades mais demandadas... Confira a seguir mais expectativas da consultoria Robert Half para o mercado de RH em 2026.
Cargos mais demandados: 1. Analista de atração e seleção; 2. Analista de remuneração e benefícios; 3. Business partner; 4. Coordenador(a) de folha de pagamento; 5. Gerente de RH (generalista).
Áreas com mais demanda: 1. Treinamento e desenvolvimento; 2. Benefícios e remuneração; 3. Atração e seleção; 4. Business partner.
Segmentos que mais contratam: 1. Bens de consumo; 2. Energia; 3. Infraestrutura; 4. Óleo e gás; 5. Varejo.
Habilidades técnicas mais demandadas: 1. Gestão de desempenho; 2. Gestão de clima organizacional; 3. Idiomas; 4. Desenvolvimento de liderança.
Competências que rendem salários acima da média: 1.Análise de dados; 2. Idiomas; 3. Experiência do colaborador; 4. Inteligência artificial.