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Lives, comida, cursos. Como 6 empresas tentam manter funcionários felizes

Reunimos ações de engajamento em 6 grandes empresas Votorantim, PareBem, Veracel, Mc Donald’s, Pernambucanas e Habib’s

Por Camila Pati
Atualizado em 15 dez 2020, 08h56 - Publicado em 30 abr 2020, 12h00
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 (Gabriel Benois/Unsplash)
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São Paulo – Depois da operação de guerra que muitas empresas enfrentaram para colocar centenas e até milhares de funcionários em home office, o desafio comum dos Rhs agora é outro. O que fazer para manter o engajamento e produtividade de equipes confinadas a distância em um cenário de crise sanitária e econômica que se agrava dia após dia, como o avanço dos casos de infecção por novo coronavírus no Brasil.

“No geral, nós aprendemos que não podemos esperar para agir. É melhor tomar uma atitude do que cair na inação”, diz Andreas Birmoser, diretor da Veracel Celulose, que vai manter 187 funcionários administrativos em home office, até, no mínimo, o dia 1º junho.

A fala do executivo coincide com o que mostrou uma pesquisa exclusiva sobre o papel do RH na pandemia da covid-19. Segundo o estudo RHs em Rede: Perguntas para Esse Tempo, a velocidade na tomada de decisão e na ação é essencial para enfrentar a crise.

 Todas as quintas-feiras, Andreas se reúne com diretores e gerentes para ouvir deles quais são as principais necessidades das equipes tanto em trabalho remoto como nas operações. “Prefiro que a gente aja e aborde os desafios de maneira holística”, diz ele.

 As ações implementadas são voltadas para cuidados de saúde física, mental. A comunicação com as equipes foi intensificada desde a pandemia. “Nosso setor que é de bens essenciais ão está sofrendo falta de demanda, isso ajuda”, diz.

No entanto, a reportagem de VOCÊ S/A também colheu relatos de empresas diretamente afetadas pelas medidas de restrição de contato e isolamento social e que, ainda assim, têm se esforçado para apoiar funcionários. A gestora de estacionamentos Pare Bem, é uma delas.

Com o faturamento em baixa, a empresa fez uso das autorizações do governo por meio das medidas provisórias 927, que permite a antecipação das férias, e 936, que traz a possibilidade de redução de salário. “Temos nas operações 1,5 mil funcionários, grande parte foi afetada pela redução e adequação de escala de trabalho”, diz o CEO Marcelo Nunes.

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Depois de agir nos pontos mais críticos como, por exemplo, fazer upgrade no plano médico e prover suporte psicológico aos funcionários, a empresa investiu em iniciativas criativas que não demandam muito dinheiro e melhoram o clima. Uma delas foi enviar um quebra-cabeças para casa dos funcionários e promover uma enquete treinamentos online mais desejados e que poderiam ser ministrados pelos próprios funcionários.

“A gente conhece os times em situações estresse e a nossa equipe se comportou muito bem. Nessa hora, a gente viu a equipe que a gente tem, com pessoas comprometidas”, diz Marcelo.

Lidar com o estresse das pessoas trabalhando confinadas, muitas com filhos em casa, tentando equilibrar pratos, vassouras, relatórios e a falta de perspectiva de futuro é o grande teste para a liderança, segundo Rômulo Vieira, gerente geral corporativo da Votorantim Energia. “O grande desafio é acolher a ansiedade dado o grau de incerteza.  Nosso principal foco foi saúde mental por conta dessa angústia”, diz.

Já ter cultura de home office estabelecida ajudou. “Do ponto de vista tecnológico já estava tudo preparado”, diz o executivo.  Para ele, uma das ações mais divertidas da Votorantim é o show de talentos, toda sexta-feira, o Sextou. “O engajamento está altíssimo, temos 20% a 25% dos nossos funcionários conectados nessas lives”, diz.

A seguir confira os detalhes das ações de engajamento da Votorantim Energia, PareBem, Veracel, Mc Donald’s, Pernambucanas e Habib’s:

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Votorantim Energia:

Funcionários têm kit ergonomia com acessórios como, teclado e elevador de notebook. A empresa também fornece aulas online  de alongamento e de boas práticas posturais. Mas o foco é o acolhimento e a manutenção do vínculo com ambiente de trabalho.

Estão sendo oferecidas aulas de culinária com experts em gastronomia, cafés virtuais da manhã e da tarde. O carro chefe do engajamento é o Sextou, um show de talentos com os colaboradores. O presidente da Votorantim Energia, Fabio Zanfelice faz lives que são sucesso de público.

Veracel Celulose

Cada funcionário recebeu um “kit conforto” com teclado, apoio de pé, cadeira, mouse e fone de ouvido. Estão sendo distribuídas máscaras para todos os colaboradores e foram entregues álcool em gel para as equipes da operação. O vale-refeição também foi transformado em vale-alimentação.

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A empresa que já vinha investindo em iniciativas de cuidado integral de saúde com lançamento de um programa de qualidade de vida, reforçou canais de atendimento psicológico por telefone e estendeu o benefício aos pais dos funcionários.

PareBem

Os funcionários tiveram upgrade no plano médico e têm, suporte psicológico. Ações de integração com atividades lúdicas e que permitem interação em família têm dado resultado como o quebra-cabeças que os funcionários receberam em casa e desafios com entrega de prêmios.  A empresa também vai permitir que funcionários compartilhem conhecimentos e promovam treinamentos online e já realizou uma enquete com os assuntos de maior interesse.

Arcos Dourados

Com muitos funcionários trabalhando em regime de home office ou licença remunerada, a Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, desenvolveu algumas ações, como uma série de vídeos trazendo cuidados na prevenção contra o coronavírus e um vídeo específico com dicas sobre saúde mental, que já tem mais de 10 mil visualizações.

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Além disso, a Hamburguer University também ganhou uma série de cursos online para dar continuidade à formação e desenvolvimento dos colaboradores. A empresa também fez uma parceria com a Cisco para cursos online de tecnologia para os funcionários.

Habib’s

A empresa está com 90% dos profissionais da área corporativa em home office e tem feito campanhas de comunicação para informar em tempo real ações de negócio com impacto na operação. Além da intranet – que já existia anteriormente – foi criado um hotsite especifico sobre o tema do coronavírus, que reúne as principais informações do tema e pode ser acessado de qualquer lugar ou dispositivo.

As equipes de infraestrutura recebem  pelo WhatsApp videoaulas sobre novos produtos e itens de dia a dia da operação de restaurantes. Até o momento, mais de 2,1 mil reuniões online foram feitas e 6 webinars organizados sobre temas como legislação, gestão e assuntos relevantes para a operação dos restaurantes da rede.

Pernambucanas

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Há mais de um mês, desde o início da disseminação do COVID-19, Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas, posta vídeos diários aos colaboradores, com informações atualizadas sobre os rumos da empresa para todos. O executivo também se predispõe a responder dúvidas dos funcionários.

Com as lojas fechadas, a Pernambucanas tem apostado no reforço das ações de comunicação, na rede social Workplace, criada pelo Facebook e também em oferecer cursos online para seus funcionários, durante esse período.

A empresa teve aumento de 150% na taxa de engajamento da rede social e o interesse nos cursos oferecidos pela Universidade explodiram: o aumento nos cursos realizados subiu mais de 400% na comparação com o mesmo período do ano passado.

 Saiba mais sobre liderança, home office e crise do coronavírus:

Tudo o que os gestores precisam saber para reforçar os laços de confiança e manter o engajamento durante o home office forçado:

Como liderar equipes que estão em home office?

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