Salário é o fator que menos influencia o engajamento
É o que sugere uma pesquisa da Betterfly que analisou a importância deste e de outros quatro fatores: clima organizacional, benefícios, propósito e cultura.
O salário em 5º na lista de prioridades… Ao menos quando o assunto é engajamento. A remuneração não está entre os fatores mais importantes para a motivação dos colaboradores no escritório, segundo uma pesquisa da Betterfly, plataforma de benefícios com impacto social, em parceria com a empresa de pesquisas de mercado e opinião pública Criteria.
O salário apareceu em quinto no ranking da Betterfly. O fator mais importante seria o clima organizacional, responsável pelo engajamento de 24% das pessoas, e benefícios corporativos, responsável por 23%. Logo após na lista vêm propósito e cultura organizacional, responsáveis por 22% e 18% do engajamento, e só então a compensação monetária (12%).
O levantamento ouviu 3 mil profissionais que trabalham em companhias com cem funcionários ou mais em seis países da América Latina: Brasil, México, Equador, Colômbia, Peru e Chile. Nós seríamos o segundo país com melhor engajamento do grupo, atrás apenas do Equador.
Embora o salário não seja o fator mais relevante para a satisfação dos profissionais, a pesquisa da Betterly mostrou que 26% dos entrevistados gostariam de ser mais bem remunerados. Enquanto isso, 55% desejam um pacote de benefícios melhor, que ofereça, por exemplo, oportunidades de obter mais flexibilidade e saúde mental.
Este texto faz parte da edição 94 (outubro e novembro) da Você RH. Clique aqui e confira outros conteúdos da revista impressa.