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Educação política nas empresas ajuda no combate a notícias falsas

Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, afirma que as companhias têm papel importante na defesa da democracia

Por Redação
24 out 2022, 14h38
Patricia está em um fundo sólido cinza, veste uma camisa de tecido leve verde e sorri para a foto.
Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta (Ana Cristina Fontoura/Divulgação)
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educação política entrou na agenda de muitas empresas, que passaram a oferecer programas voltados a essa temática para permitir que funcionários avaliem criticamente as informações que recebem e entendam seu papel como disseminadores de conteúdo. É o que defende Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, entidade sem fins lucrativos que advoga pela liberdade de imprensa e o combate à desinformação. Saiba mais

Qual a importância da educação política dentro das empresas?

É uma questão de cidadania. As maneiras como nos relacionamos com as informações têm papel fundamental na nossa vida e, claro, em uma eleição. É por meio delas que tomamos consciência dos problemas e desafios de nossas comunidades, cidades e país, e ficamos sabendo das propostas dos candidatos para resolvê-los. É importante que as empresas entendam seu compromisso social e utilizem essa concepção para disseminar a ideia de cidadania e democracia e seus respectivos valores.

Como abordar essa questão no universo corporativo?

Acredito que é preciso abordar o sentido e os valores da democracia brasileira, sempre tendo como norte a Constituição. Entender nosso papel na sociedade passa, indiscutivelmente, pela compreensão plena do que a carta constitucional nos traz em relação a nossos direitos e deveres, sem desprezar nossas ações online. Nesse vasto universo da informação, ler criticamente o que chega até nós e entender nossa responsabilidade como produtores e disseminadores de conteúdo é um caminho para fortalecer a democracia.

Que cuidados devem ser tomados nos projetos de educação política?

É preciso cuidado com vieses ideológicos e com a captura do tema por alguns atores desse debate. Alguns termos tiveram suas definições distorcidas e revestidas de roupagens mentirosas. Abordar temáticas como a disseminação de notícias falsas precisa ser algo pensado cuidadosamente, pois pode cair em partidarismos que nada acrescentam ao cerne da discussão. É preciso discutir a política com “P” maiúsculo, como forma de fugir da polarização e contribuir, de fato, para uma sociedade que entenda o seu papel no ambiente democrático.

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Como fazer com que essas ações sejam atrativas para os funcionários?

Creio que é fundamental conhecer seu quadro de funcionários para entender como modelar o discurso e as estratégias de diálogo, prezando sempre pela comunicação não violenta. Além disso, existem diversos formatos e dinâmicas que podem ser utilizados, desde palestras até jogos interativos e cursos online mais aprofundados. O importante é identificar quais as necessidades e traçar um plano de ação com apoio de especialistas no tema. Educar para a democracia, assim como educar para a análise crítica de informações, é urgente e extremamente necessário se quisermos construir uma sociedade mais plural, diversa, menos desigual e mais participativa. E as empresas podem contribuir muito para que isso se torne realidade.

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