Independentemente do porte da empresa, a saúde ocupacional é um campo da medicina obrigatório para a manutenção da conformidade do negócio. Durante muitos anos, a medicina ocupacional foi vista exclusivamente dessa maneira, como algo que devesse ser cumprido para evitar contratempos e multas. Contudo, atualmente, quando colaboradores buscam equilíbrio entre a área pessoal e profissional, além de mais saúde e qualidade de vida, é preciso mudar a perspectiva e compreender que a medicina ocupacional pode (e deve) ter uma ação muito mais próxima das práticas de gestão de saúde.
Tal mentalidade é especialmente importante ao olharmos para um dado: em 2023, hérnia de disco e dor lombar lideraram o ranking das principais queixas e causas de afastamento por doenças que geraram incapacidade temporária, segundo o Ministério da Previdência Social. Ou seja, são afastamentos que poderiam ter sido evitados.
Diante disso, investir em soluções que façam da saúde ocupacional uma aliada da medicina preventiva parece ser a resposta tanto para o combate ao aumento das estatísticas quanto para a criação de uma percepção diferente a respeito do valor da marca.
“A Care Plus Ocupacional merece destaque por apresentar tais características e inovar também nos serviços, com o exemplo do ErgoDigital, solução que oferece o mapeamento de risco em qualquer ambiente de trabalho – incluindo o home office. Além dele, também disponibiliza o agendamento com experiência digital, com atendimento bilíngue e via Concierge, seguindo à risca os requisitos globais de saúde.” Amanda Bittencourt, gerente de Negócios da Care Plus Ocupacional.
Nesse sentido, vale lembrar que nem todas as empresas do nicho de saúde ocupacional são capazes de oferecer serviços com acolhimento, mapeamento de hábitos de vida, detecção de doenças preexistentes, ergonomia no ambiente de trabalho e prevenção de doenças. Essas práticas demonstram que a Care Plus Ocupacional está atenta às causas multifatoriais que podem colocar em risco a saúde dos indivíduos e apta a oferecer experiências que melhorem a relação das pessoas com a própria saúde, incentivando que sejam protagonistas do seu cuidado. A companhia evidencia, ainda, que a mudança de comportamento leva a medicina ocupacional a um nível muito além daquele que, anteriormente, estava mais restrito a exames admissionais, demissionais e ao cumprimento de normas regulatórias.
Isso, no entanto, não significa que a atenção a esses campos deva ser deixada de lado. Prova disso é que a Care Plus Ocupacional possui time técnico especializado de profissionais e advisors da área regulatória para garantir um papel consultivo aos seus clientes em tudo o que é relacionado à legislação. A operadora ressalta também a atração e retenção de talentos e o fortalecimento da marca empregadora como pontos altos de uma empresa que investe em saúde ocupacional. Para a Care Plus Ocupacional, vale a máxima de que “colaborador bem-cuidado reflete no sucesso da empresa”.