Mercado está mais pessimista, mostra levantamento da Robert Half
81% das empresas estão com dificuldades para encontrar profissionais qualificados, e 66% acreditam que esse cenário não mudará nos próximos seis meses.
O pessimismo aumenta no mercado de trabalho. É o que mostrou a nova edição do Índice de Confiança da Robert Half (ICRH), uma pesquisa trimestral da consultoria que investiga a percepção de milhares de profissionais em relação ao futuro de seus empregos – ou à possibilidade de conseguir um trabalho.
Dessa vez, a Robert Half ouviu 1.161 profissionais divididos igualmente entre três categorias: recrutadores, profissionais qualificados empregados e profissionais qualificados desempregados. (Por “qualificados”, entenda: com pelo menos 25 anos e ensino superior completo).
O resultado: 56% dos entrevistados estão seguros quanto à manutenção de seus empregos. Houve uma queda de 4 pontos percentuais em relação ao último trimestre avaliado pela Robert Half. 48% não estão empolgados com o que está por vir em sua vida profissional. Grande parte desse desânimo é causado pela imprevisibilidade econômica e pela falta de perspectiva, entre os entrevistados, de crescimento dentro de suas empresas.
Segundo o ICRH, 81% das empresas relatam dificuldades na contratação de profissionais qualificados. 66% dos recrutadores acreditam que esse cenário não mudará nos próximos seis meses, e 27% preveem que ficará ainda mais desafiador.
Este texto faz parte da edição 94 (outubro e novembro) da Você RH. Clique aqui e confira outros conteúdos da revista impressa.