Contratação de brasileiros por empresas internacionais aumenta 53%
Somos o quinto país com mais profissionais trabalhando para companhias no exterior, segundo relatório da Deel.

A contratação de brasileiros por empresas internacionais aumentou 53% em 2024, segundo um relatório da Deel, empresa de tecnologia de recursos humanos e folha de pagamento. O Brasil seria o quinto país do mundo com o maior número de profissionais contratados por companhias no exterior – em 2023, era o sexto.
A maioria desses trabalhadores são da capital paulista, e os países que mais contratam brasileiros são Estados Unidos, Suíça e Reino Unido. O levantamento também mostrou que os engenheiros de software são alguns dos profissionais mais valorizados, e que os salários pagos em moeda estrangeira para brasileiros cresceram 4% no último ano.
O fenômeno da globalização não se limita aos estrangeiros. O número de organizações brasileiras que buscam talentos no exterior cresceu 24%, o que demonstra um esforço crescente para diversificar e fortalecer equipes com especialistas globais. A maioria desses profissionais é dos Estados Unidos e do Japão.
“As empresas brasileiras também estão adotando a contratação global porque isso permite explorar diversos grupos de talentos, mas também promove sua inovação e crescimento”, afirma Cristiano Soares, head de expansão da Deel na América Latina. “Ao se conectar com indivíduos qualificados de todo o mundo, eles aprimoram suas capacidades e impulsionam o sucesso para todos.”
Profissionais da geração Z
O relatório também mostrou que as contratações de profissionais da geração Z cresceram 98% no Brasil. “Apesar das narrativas sobre os desafios [que a geração Z coloca] no ambiente de trabalho, as empresas estão mais focadas do que nunca em atender às expectativas dessa geração”, afirma Cristiano.
As companhias internacionais estariam se adaptando rapidamente, oferecendo flexibilidade, incentivos ao bem-estar e oportunidades de crescimento profissional. O esforço para tornar as organizações mais atraentes para profissionais jovens reflete, segundo especialistas da Deel, a valorização crescente da diversidade geracional.
O levantamento se baseou em mais de um milhão de contratos realizados na plataforma da Deel e 35 mil clientes de 150 países.