As 15 habilidades em alta no Brasil, segundo o LinkedIn
Inteligência artificial, comunicação e visão estratégica estão no topo da lista, que leva em consideração os perfis e os anúncios de vaga na plataforma.

Na última quarta (19), o LinkedIn divulgou sua lista anual das 15 habilidades que estão ganhando importância em diversos setores do mercado de trabalho brasileiro – ou seja, um guia das competências que os profissionais devem desenvolver para manter sua relevância.
Conhecimentos sobre inteligência artificial estão no topo da lista – e já haviam aparecido na primeira posição de um ranking similar, embora mais abrangente, do Fórum Econômico Mundial. Segundo a pesquisa do LinkedIn, essa competência é mais comum nos setores de tecnologia da informação e educação superior.
A comunicação ocupa o segundo lugar no ranking e está em alta, segundo o levantamento, porque “comunicar-se com clareza e assertividade é essencial para fortalecer conexões, alinhar equipes e garantir interações eficazes”, principalmente em ambientes de trabalho que adotam o modelo remoto ou híbrido.
O terceiro lugar ficou com a visão e a liderança estratégicas. De acordo com os especialistas do LinkedIn, tais habilidades estão em alta porque “líderes capazes de identificar desafios, tendências e oportunidades de crescimento representam uma vantagem competitiva para as empresas em um mercado em constante mudança”.
A pesquisa identificou as habilidades em alta com base em três critérios: a frequência com que os usuários do LinkedIn adicionaram tais competências em seus perfis; a presença delas nos perfis dos profissionais contratados no último ano; e o aumento de frequência na aparição de tais habilidades em anúncios de vaga na plataforma.
O estudo não considera competências “muito gerais” nem competências linguísticas e digitais básicas.
Veja abaixo o ranking das 15 habilidades em alta, segundo o LinkedIn:
- Inteligência artificial;
- Comunicação;
- Visão e liderança estratégica;
- Retenção de clientes;
- Política comercial;
- Resolução colaborativa de problemas;
- Avaliação de desempenho;
- Análise de dados estatísticos;
- Gestão de relacionamento com o cliente;
- Cobrança de contas a receber;
- Resolução de conflitos;
- Gestão de talentos;
- Desenvolvimento de pessoas;
- Desenvolvimento organizacional;
- Automação de processos.