Desconto de até 39% OFF na assinatura digital

Na Monsanto, há reembolso de metade do gasto com academias

Na frente das oportunidades, o Click Carreira anuncia as vagas abertas internamente na intranet da empresa

Por Marcia Kedouk
Atualizado em 5 dez 2020, 20h49 - Publicado em 26 mar 2013, 17h01
EXAME.com (EXAME.com/)
Continua após publicidade

São Paulo (SP) – Em 2011, duas questões mereceram um olhar mais atento da Monsanto, companhia global de biotecnologia e agronegócio: atração e retenção de talentos e adequação da carga de trabalho.

“Mesmo com um pacote de remuneração e benefícios ajustado, se houver excesso de tarefas, falta de transparência nas movimentações ou despreparo de gestores, a tendência é perder profissionais”, diz André Franco, diretor de recursos humanos. Para se antecipar a esse cenário, a área de aquisição de talentos passou de uma para nove pessoas.

Desoneradas dos processos mais burocráticos, como trâmites com folha de pagamento, elas focaram na captação e na gestão de profissionais, incluindo a qualificação da liderança. Os números são consideráveis: quase 3 milhões de investimento em treinamento e desenvolvimento, redução de 9% para 4,6% de vagas em aberto, o que aliviou o peso para quem se multiplicava para cobrir os buracos no quadro, 359 promoções e 145 movimentações horizontais.

Também foram estruturados dois programas — um para a formação de jovens líderes, com início em 2012, e o Click Carreira, canal na intranet que desde março divulga as oportunidades internas e permite que qualquer funcionário se candidate, desde que atenda aos pré-requisitos para a função.

Com esse arsenal de ações a previsão é diminuir o turnover de 16% para 13% até dezembro e deixar ainda mais satisfeito quem escolhe crescer ali. Sim, porque a identificação dos empregados com a companhia é enorme.

Continua após a publicidade

“A Monsanto é contagiosa. Somos parte da solução para a falta de alimentos no mundo”, defende um deles, lembrando o compromisso firmado pela empresa de trazer ao mercado nos próximos anos variedades de semente de milho, soja e algodão que produzam até duas vezes mais e utilizem um terço a menos de recursos como água, solo, energia e insumos, demandando também menor emissão de gás carbônico. Aliás, em 2011, os programas ambientais, culturais e sociais da Monsanto receberam uma injeção de 5,5 milhões de reais.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
A empresa oferece para todos reembolso de 50% dos custos com academia e, para 75% do quadro, jornada reduzida na sexta, compensada nos outros dias. Alguns consideram que o RH deveria ser mais próximo das equipes operacionais, não só da liderança. E que o tempo gasto em reuniões poderia ser menor.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.