Desconto de até 39% OFF na assinatura digital

Alcoa cultiva gentileza com cartões de obrigado, ThanksCards

Os cartões são dados, por exemplo, para um funcionário que ajudou num projeto

Por Karla Spotorno
Atualizado em 5 dez 2020, 20h49 - Publicado em 26 mar 2013, 16h35
Fábrica de alumínio da Alcoa (Sean Gallup/Getty Images/)
Continua após publicidade

São Paulo – Certamente um dos nomes mais falados dentro da Alcoa atualmente é o do Franklin. Falam dele e em nome dele. Franklin Feder, um americano naturalizado brasileiro, preside a operação da mineradora por aqui há sete anos e, desde outubro do ano passado, é presidente da multinacional para a América Latina e Caribe.

O motivo para muitos dos 5 500 empregados chamarem o executivo pelo primeiro nome deve-se a um cartão, uma espécie de “carta branca” para que os funcionários, em nome do chefe, chamem a atenção de colegas ou interrompam a produção caso percebam qualquer irregularidade que ponha em risco o bem-estar dos trabalhadores.

A autonomia dada aos colaboradores e a ênfase à segurança motivam os jovens. Eles também têm liberdade para dar sugestões. Nas diferentes unidades, a empresa possui mecanismos para que exponham suas ideias, façam críticas ou proponham melhorias. Em um desses programas, as melhores propostas concorrem a prêmios trimestrais. Os próprios funcionários podem reconhecer iniciativas positivas de seus colegas.

Eles têm à disposição o que chamam de ThanksCard. “É apenas um cartão. Uma pessoa pode dar, por exemplo, para alguém de outro setor que o ajudou em um projeto. Não custa nada para ninguém e gera gentileza”, afirma Vania Akabane, diretora de recursos humanos da Alcoa.

O que acaba com o clima de namoro entre os jovens e a mineradora é o salário. A política de pagar a mediana do mercado parece bem disseminada e compreendida, mas é motivo de reclamação. Os empregados lembram de colegas que foram contratados por outras companhias do mesmo setor e nem tiveram uma contraproposta salarial.

Apesar da choradeira, os jovens elogiam a concessão de bolsas, que começa a partir de 60% do curso, podendo aumentar conforme o resultado do funcionário na avaliação de desempenho. Cerca de 19% dos empregados já são favorecidos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.