Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

A Endesa tem um programa especial para reter a Geração Y

O objetivo é conservar dentro de casa os talentos dessa geração, o que não é fácil para praticamente nenhuma empresa

Por Michelle Aisenberg
Atualizado em 5 dez 2020, 20h49 - Publicado em 21 mar 2013, 16h30
Sede da Endesa (Imatik/Wikimedia Commons/)
Continua após publicidade

Niterói (RJ) – Com mais de 5 milhões de clientes no Brasil, espalhados em 240 municípios, a Endesa, de origem espanhola, responsável pela geração, conversão e transmissão de energia, e controladora de duas empresas presentes neste Guia (a Ampla e a Coelce), exibe outro número de peso: 90% de satisfação de seus funcionários, obtido na pesquisa interna de clima.

Isso explica a presença da empresa pelo segundo ano consecutivo neste Guia. Além de um alto grau de satisfação do seu time, a Endesa vem trabalhando fortemente sua gestão de pessoas, tentando eliminar qualquer possível subjetividade de seus processos. O novo modelo de Gestão Estratégica de Desempenho, por exemplo, tem por base a ferramenta de Gestão de Rendimento.

“Foi mais uma forma que encontramos de proporcionar oportunidades de desenvolvimento de carreira, reforçando a cultura de meritocracia”, diz Carlos Ewandro Moreira, diretor de RH. Desde o ano passado, todo o quadro da Endesa passa pela nova avaliação, que analisa seu desempenho com base no comportamento e no alcance de resultados, alinhados às estratégias do negócio.

Continua após a publicidade

O passo seguinte é uma Mesa de Calibração, na qual os empregados passam por uma análise de seu gestor direto e representantes de diversas áreas com quem trabalham indiretamente.

“Considero essa prática um sinal de amadurecimento da nossa área de gestão de pessoas. Deixamos de lado a subjetividade e agora equilibramos as percepções do gestor e avaliamos os funcionários com o grau de proficiência mais aderente, tornando o processo mais abrangente e equilibrado”, afirma Carlos Ewandro.

Continua após a publicidade

Os profissionais que se destacam participam de uma nova etapa, chamada Gestão de Potencial, que inclui entrevista motivacional a cada dois anos e feedback. É assim que a Endesa identifica seus potenciais líderes. Com base nos resultados, o empregado é posicionado em uma matriz nos quadrantes sucessão, motivação, desenvolvimento e orientação, de onde sairá um plano de desenvolvimento individual. 

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
O programa Junior Energy Training International, dedicado à retenção de profissionais da Geração Y, com duração de dois anos. Os profissionais estão preocupados com o aumento da burocracia, causado pelo crescimento da empresa.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.