Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Uma funcionária de quatro patas e outras notas sobre o trabalho no Brasil

Um giro por quatro ações, de diferentes empresas, atualiza o que está acontecendo no mercado de trabalho ao redor do país

Por Redação VCSA
Atualizado em 22 out 2024, 12h00 - Publicado em 18 out 2019, 15h00
Sócios da fintech Asaas e a mascote Asinha: a cadelinha foi adotada pela startup em setembro | (Asaas/Divulgação)
Continua após publicidade

São Paulo – Confira as principais notas sobre o que está acontecendo nas empresas por todo o Brasil, publicadas na revista Você S/A de outubro.


Funcionária de quatro patas

No começo de setembro, a fintech Asaas fez uma contratação inusitada: o cargo de analista de felicidade foi preenchido por Asinha, uma cachorrinha adotada pelo CEO, Piero Contezini.

A vontade de integrar um bicho de estimação à equipe de 90 funcionários já estava nos planos do executivo quando a cadela apareceu em sua porta. “Ela não aceitava comida nem água, queria apenas entrar em casa”, afirma Piero. Sem pensar duas vezes, ele propôs a adoção da mascote aos quatro sócios, que também apoiaram a ideia.

Com a chegada de Asinha, camas e potes de comida foram espalhados pelo escritório da startup, localizado em Joinville, Santa Catarina. Além disso, a liderança orientou os funcionários em relação à alimentação e aos cuidados cotidianos. “Ela é tratada como um empregado, com atenção e respeito”, completa o CEO.


Todo mundo junto

Desde junho, os 4 500 funcionários da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, ganharam um andar exclusivo para práticas de cocriação. Com 255 metros, o ambiente possui salas com paredes remodeláveis, áreas de descompressão e um miniauditório. “Queremos maior integração para fomentar ideias colaborativas”, afirma Gabriela Jagmin, gerente de serviços compartilhados da empresa.

Continua após a publicidade

Quem utiliza as salas ainda conta com um facilitador que organiza o material de apoio, com informações como bibliografia e tendências de mercado. Espaços semelhantes também existem no prédio da Universidade Corporativa e nos outros dois escritórios do Rio de Janeiro, além das unidades de Santos, Aracaju e Natal.

O uso é livre, até mesmo para funcionários de outras localidades, basta agendar. O novo espaço parece ter agradado aos empregados da estatal, já que sua taxa de ocupação gira em torno de 90%. “Esperamos que essa iniciativa nos auxilie no processo de transformação digital da companhia”, conclui Gabriela.

notas-1-2
Escritório da Petrobras, no Rio de Janeiro: a empresa ganhou um andar exclusivo para práticas de cocriação, como design thinking e lego serious play | (André Valentim/VOCÊ S/A)

O celular no comando

Uma pesquisa publicada em agosto pela Hibou, empresa de monitoramento de mercado e consumo, apontou que os brasileiros estão cada vez mais viciados no smartphone.

Continua após a publicidade

De acordo com o estudo, que entrevistou 2 000 pessoas de 18 a 45 anos de idade, 91% delas não conseguem ficar longe do celular por mais de 1 hora.

257_notas-1-394×1024-1


Representatividade importa

Continua após a publicidade

No dia 11 de outubro foi celebrado o Dia Internacional da Menina, data criada pela Organização das Nações Unidas para dar visibilidade às situações de violência e sexismo vividas por garotas em todo o mundo.

Por isso, no começo deste mês, a The Body Shop, marca que pertence à Natura, convidou três adolescentes para acompanhar um dia de trabalho da diretora de marketing da empresa, Karina Meyer. “Elas também terão contato com as lideranças das áreas de finanças, suprimentos e jurídico”, diz a executiva.

A ação faz parte do projeto Meninas ­Ocupam, da ONG Plan International, que desenvolve atividades com jovens em comunidades.

As lojas físicas também celebraram a data oferecendo brindes às clientes: jogos da memória com mulheres ilustres, como Tarsila do Amaral e Malala. A ideia da iniciativa é destacar a representatividade feminina na liderança. “Desde cedo as jovens devem entender que podem ocupar o lugar que quiserem”, afirma Karina.

Continua após a publicidade
notas-2-1
Loja da The Body Shop, em São Paulo: empresa convidou três jovens para acompanhar um dia na rotina da diretora de marketing | (The Body Shop/Divulgação)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.