Avatar do usuário logado
OLÁ,
Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Por que a política de benefícios nunca mais será a mesma

Pesquisa revela que a nova legislação está redesenhando a estratégia de benefícios nas maiores empresas do país

Por Abril Branded Content
Atualizado em 29 Maio 2024, 15h30 - Publicado em 7 jun 2023, 11h30
Porque a política de benefícios nunca mais será a mesma
 (Istock/Divulgação)
Continua após publicidade

Dois terços das empresas que adotam benefícios flexíveis identificam um aumento da satisfação dos funcionários. E a recente mudança na legislação, com entrada em vigor em maio deste ano, criou um cenário em que repensar as políticas de benefícios corporativos se tornou mandatório na gestão de pessoas. Uma prova disso é que, entre as empresas plenamente informadas sobre a nova lei, 48% já contrataram um fornecedor de arranjo aberto e 32% pretendem contratar. Por outro lado, entre quem desconhece as mudanças, apenas 13% migraram para um regime de benefí-
cios flexíveis.

Os dados constam da pesquisa inédita “Mudanças na Legislação e o Futuro dos Benefícios”, realizada pela Flash com lideranças de RH de 140 empresas de diferentes portes, regiões e segmentos, como tecnologia, varejo, alimentos e bebidas, transporte saúde e logística. Entre outros apontamentos, o estudo mostra que as discussões sobre benefícios se tornaram mais frequentes nas organizações: a mudança do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) era assunto debatido com frequência alta e média em apenas 29% delas no primeiro semestre de 2022. Um ano depois, o percentual saltou para 59%.

Em outras palavras, a nova legislação é uma mudança que tende a trazer impactos positivos tanto para a marca empregadora quanto para indicadores de atração e retenção — vantagens estratégicas que fazem diferença no cenário atual, em que mudanças de comportamento desafiam os RHs a repensar suas práticas.

Entre as empresas plenamente informadas sobre a nova lei , 48% já contrataram um fornecedor de arranjo aberto e 32% pretendem contratar. Por outro lado, entre quem desconhece as mudanças, apenas 13% migraram para um regime de benefícios flexíveis.

SEGURANÇA JURÍDICA
Se no arranjo fechado os fornecedores de benefícios autorizam o uso apenas em estabelecimentos de suas redes credenciadas, no arranjo aberto os funcionários contam com cartões que podem ser utilizados em qualquer estabelecimento autorizado que aceite aquela bandeira – tudo com segurança jurídica para a empresa.

É assim que a Flash trabalha: com cartões multibenefícios rastreáveis. A solução garante conformidade com a lei na medida em que possibilita ao RH distribuir saldos em cada uma das modalidades, travando os valores que devem ser destinados à alimentação, por exemplo, o que evita desvio de finalidade por parte do colaborador.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.