RHadioCast: o que esperar do mercado de RH em 2026?
Leonardo Berto, gerente da Robert Half, analisa os dados do Guia Salarial 2026 e explica por que este será o ano da "coroação" da área de Recursos Humanos.
Nesta terça-feira (6), publicamos mais um episódio do RHadioCast, o programa quinzenal da Você RH em que entrevistamos executivos e especialistas sobre as melhores práticas de gestão de pessoas. Desta vez, recebemos no estúdio Leonardo Berto, gerente da consultoria de recrutamento Robert Half.
Para abrir o ano, trazemos os principais insights do Guia Salarial da consultoria. Divulgado com exclusividade pela Você RH em novembro passado, a publicação anual reúne tendências em salários e demandas para o setor de Recursos Humanos.
Em bate-papo com a repórter Luisa Costa, Berto prevê que, em 2026, haverá o que ele chama de “coroação da área”. “Já tem alguns anos que as empresas olham para o RH de uma maneira distinta. A área tem ganhado importância e se tornado mais estratégica. Em 2026, vemos esse processo se intensificando. As empresas continuarão a falar de gente, essa é a maior preocupação para um crescimento sustentável”, afirma.
Com a taxa de desemprego chegando ao menor nível da série histórica, é crucial que o RH seja cirúrgico na atração e retenção de profissionais qualificados. Para que isso seja possível, a solução é investir em treinamento e desenvolvimento de talentos. Segundo o especialista, sem treinamento não há evolução técnica e pessoal. “O mercado está mudando em uma velocidade muito grande. Se meu time não está treinado, eu tenho um problema de performance. Treinar e desenvolver a equipe é garantir que você tem as pessoas mais afiadas pro mercado de trabalho. E é uma garantia de retenção”.
Confira abaixo no episódio completo, disponível no canal da Você RH no YouTube. E clique aqui para conhecer os episódios anteriores do programa.







