Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

As reflexões para a liderança em 2023

O desenvolvimento de pessoas deve ter tanta importância na pauta corporativa quanto crescimento, ESG, diversidade, inclusão e inovação

Por Isis Borge
Atualizado em 27 jan 2023, 10h15 - Publicado em 2 dez 2022, 06h50
Mulher com cabelos longos ruivos está diante de um quadro branco em uma sala de reuniões
 (Thisisengineering Raeng/Unsplash/Divulgação)
Continua após publicidade
A

vida de gestores e líderes de RH não está fácil. Afinal, estamos em tempos de “grande renúncia”, que é o movimento em que as pessoas pedem demissão sem necessariamente ter algo em vista, e “demissão silenciosa”, em que as pessoas fazem apenas o que está previsto em seu contrato de trabalho visando não ser dispensadas. Paralelamente a isso, o mercado segue aquecido, com os melhores talentos sendo assediados com propostas tentadoras, em um final e um início de ano que estão unindo a decisão das eleições, a Copa do Mundo e os preparativos para um 2023 que contemple orçamentos sustentáveis e ações de ESG, inovação e diversidade e inclusão.

Não dá para esquecer que, hoje, as pessoas estão valorizando mais as questões relacionadas a um melhor equilíbrio entre as atividades profissionais e pessoais, com total atenção à qualidade de vida e à saúde mental. Algo que fez crescer a valorização de oportunidades de trabalho híbrido e até mesmo 100% remotas. Nesse cenário de complexidade, existem ainda profissionais que mantêm a expectativa de que as organizações estimulem e patrocinem seu aprendizado continuado.

Com relação às lideranças, enquanto os gestores são cobrados para desenvolver pessoas, reter talentos, apoiar os profissionais e inspirar o time, ainda são poucas as organizações que realmente se preocupam em orientar esses gestores no desempenho dessas funções. Existem muitos treinamentos técnicos, mas poucos que os ensinem a se abrir para o diálogo ou ser mais humanizados. O maior valor dado ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional faz crescer o número de oportunidades de trabalho híbrido e remoto

Considerando esse contexto, recomendo que, em 2023, o tema “pessoas” tenha tanta importância quanto assuntos como crescimento, ESG, diversidade, inclusão e inovação. É fundamental que cada membro da equipe sinta que é importante para o todo do negócio, que entenda o propósito de fazer o que faz. Pois é também por meio do engajamento que as organizações evoluem e se tornam ainda mais competitivas no mercado.

Continua após a publicidade

A pirâmide de Maslow é uma ferramenta interessante para aumentar o comprometimento do time. A teoria se baseia nas cinco necessidades básicas humanas: fisiológicas, de segurança e proteção, sociais, de estima e de autorrealização. Essa proposta defende que não se consegue atingir a realização pessoal e profissional se algum dos pilares citados falham. Também recomendo treinar líderes para que sejam capazes de iniciar e conduzir conversas difíceis, além de oferecer segurança psicológica aos liderados, que devem ter liberdade para expressar opiniões, arriscar, acertar e errar.

Para um profissional alcançar seu melhor potencial, ele precisa, ainda, receber feedbacks constantes e sinceros, mas também gentis e construtivos. Inclusive, é em momentos como esses que os líderes têm uma oportunidade valiosa de mapear a satisfação dos profissionais, as perspectivas individuais e as necessidades de melhoria nessa relação entre empregador e colaboradores.

Cabe aos profissionais de recursos humanos transformar todo esse movimento de conscientização em projetos e em ações. Reconheço que o trabalho não é simples, mas certamente vale a pena, pois será por meio de pessoas engajadas que as organizações se manterão fortes em 2023.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Este texto faz parte da edição 83 (dezembro/janeiro) de VOCÊ RH. Clique aqui para se tornar nosso assinante

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.