Desconto de até 39% OFF na assinatura digital

Buscas por desculpas para não trabalhar disparam no Google

Em 2022, foram feitas mais de 2 milhões de pesquisas por motivos para não ir ao escritório, mostra levantamento

Por Redação
Atualizado em 27 jan 2023, 10h18 - Publicado em 3 nov 2022, 09h46
Mulher digita em um notebook à beira da piscina
 (Yan Krukov/Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade
M

ais de 2 milhões de buscas no Google pelas “melhores” desculpas para faltar ao trabalho já foram feitas em 2022 nos Estados Unidos, segundo levantamento da empresa de recrutamento Frank Recruitment Group. Em 2020, esse número ficou em 112 mil, bem mais baixo; em 2021, superou a marca de 1,8 milhão.

Segundo Rowan O`Grady, presidente do Frank Recruitment Group para as Américas, a diferença pode indicar a dificuldade de transição da atuação em home office, adotada em larga escala na pandemia, para o trabalho presencial, já que os profissionais se acostumaram a abandonar o deslocamento diário e a passar mais tempo com a família.

Dos dez termos mais buscados, “Ligar dizendo que está doente” foi o campeão dos últimos cinco anos, seguido por “Melhores desculpas para faltar ao trabalho”. Doenças, ocorrências com familiares, emergências em casa, consultas médicas e problemas com o carro estão entre os principais motivos sugeridos para a falta.

Termos mais buscados desde 2018

“Ligar dizendo que está doente” — 812.910 buscas
“Melhores desculpas para faltar ao trabalho” — 776.670 buscas
“Desculpas faltar ao trabalho” — 550.630 buscas
“Desculpa faltar ao trabalho” — 521.630 buscas
“Desculpas para faltar ao trabalho” — 419.000 buscas
“Desculpas realistas para faltar ao trabalho” — 408.780 buscas
“Boas desculpas para faltar ao trabalho” — 346.460 buscas
“Melhores desculpas para faltar ao trabalho” — 311.910 buscas
“Desculpas acreditáveis* para faltar ao trabalho” — 286.380 buscas
“Ligar doente**” 319.440 buscas

Continua após a publicidade

* O termo buscado é believable
** O termo buscado é calling out sick

De 2018 a 2020, havia uma tendência de queda no volume de pesquisas por motivos “plausíveis” ou “realistas” para não ir à empresa (veja no quadro abaixo).

Volume de buscas

2018 — 305,6 mil
2019 — 241,4 mil
2020 — 112,4 mil
2021 — 1,9 milhão
2022 — 2,2 milhões

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.