Desconto de até 39% OFF na assinatura digital

Programa visa empregar pessoas em situação de vulnerabilidade social

As inscrições para o EY Empodera já estão abertas. Iniciativa prioriza a inclusão nos pilares étnico, PCD, LGBTQIA+, igualdade de gênero, 50+ e refugiados.

Por Alexandre Carvalho
Atualizado em 3 abr 2024, 18h59 - Publicado em 3 abr 2024, 14h40
Captura de tela de diversas pessoas em uma reunião online do Zoom.
 (EY/Divulgação)
Continua após publicidade

Se arrumar um bom emprego é um desafio para a maioria das pessoas, a situação de quem mal tem condições para se sustentar é sempre muito mais complicada. O pouco dinheiro desses indivíduos vai para comida na mesa, ter um teto sobre sua cabeça… Não resta nada para se preparar adequadamente para o mercado de trabalho.

Por isso, é uma boa notícia o lançamento da quarta edição do EY Empodera, programa que busca contribuir com a empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio do treinamento de habilidades em Negócios, Human Skills e Tecnologia, e que tem três meses de duração com conteúdo online. Além de capacitar esses profissionais, há ainda a possibilidade de trabalhar na EY. As inscrições, também online, vão até dia 26 de abril e podem ser feitas diretamente neste link. O curso está previsto para começar no início de maio.

O programa é uma iniciativa da consultoria EY, do EY Institute, OSCIP que visa ao impacto social por meio da educação, e do Eu Capacito, projeto social do Instituto Itaqui, que ajuda a formar gratuitamente uma legião de profissionais para a economia digital.

“O grande diferencial é o foco em empregabilidade e a transformação gerada a famílias e futuras gerações impactadas pela iniciativa. Ações como essa colaboram com a mudança da realidade de um país caracterizado pela alta taxa de desigualdade social que resulta no grande obstáculo que é a baixa mobilidade social. O EY Empodera nos deixa orgulhosos e confiantes em seguir construindo um mundo de negócios melhor e mais inclusivo a todas as pessoas”, conta Luiz Sérgio Vieira, CEO da EY Brasil.

Com foco em indivíduos pertencentes às classes C, D e E, de diferentes idades e em qualquer região do Brasil, o programa oferece aulas de diferentes temas, como finanças pessoais, Python, governança e engenharia de dados, estatística e Intelligent Automation.

Continua após a publicidade

Iniciativa prioriza a diversidade

Segundo Maithê Paris, líder em Diversidade, Equidade e Inclusão no Brasil e Responsabilidade Corporativa da EY para América Latina, só pode haver igualdade de conquistas quando começar a existir igualdade de oportunidades. Por isso, dentro do grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade social, o EY Empodera também prioriza marcadores sociais sub-representados nas empresas, principalmente nos pilares étnicos, gênero, 50+, LGBTQIA+ e refugiados/imigrantes.

Desde a primeira edição, em 2020, o EY Empodera já aprovou quase 3 mil pessoas. Dessas, mais de 500 concluíram as etapas e foram certificadas, e 60 foram contratadas para trabalhar em alguma vaga dentro da EY. “Quando conseguimos efetivamente empregar uma pessoa que participou do programa e alcançamos a transformação social desejada, é uma sensação de missão cumprida”, ressalta Maithê.

Só na última edição, foram mais de 350 estudantes certificados com a conclusão do curso. Desses, 61% se autodeclararam pessoas negras, 3% eram pessoas com deficiências, 3% eram LGBTQI+ incluindo transgêneros e não binários, 4% acima de 50 anos e 1% como refugiados. “Nosso objetivo é ter cada vez mais diversidade nesses índices para trazer muito mais inclusão e oportunidades para o mercado de trabalho”, reforça a líder da EY. As mulheres também foram a maioria na última edição do programa, representando 62% da turma.

Continua após a publicidade

A CEO do Itaqui, Gabriela Vicari, complementa: “Proporcionar treinamentos como esse é a chave para a transformação social e a inclusão no mercado de trabalho. O EY Empodera e o Eu Capacito sabem da importância da diversidade e o quanto ela é crucial para a inovação e o crescimento do país. Estamos abrindo caminho para essas pessoas se desenvolverem pessoal e profissionalmente, reduzindo a desigualdade e construindo um futuro mais justo para todos.”

Alice Alves, que participou do EY Empodera, hoje faz parte do time de tecnologia da EY como consultora. “Participar do EY Empodera e entrar na EY foi um divisor de águas na minha carreira, pois me abriu um leque de opções dentro da área de tecnologia que eu jamais pensaria em atuar. Me redescobri e continuo me descobrindo atuando em Tech. Uma das maiores vantagens da área é a diversidade de possibilidades, pois trabalho com colegas das mais diferentes formações e acredito que essa pluralidade seja o que nos torna capazes de fazer entregas cada vez mais completas e entender melhor a necessidade de cada cliente.”

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.