Mais do que engajamento: é preciso manter as pessoas inspiradas
Propósito aliado a boas condições de trabalho são a chave da motivação
m colaborador engajado com a empresa consegue ser 44% mais produtivo do que um funcionário somente satisfeito. Já o colaborador inspirado, chega a ser 125% mais produtivo. Esses dados são extraídos do livro Time, Talent, Energy, de Michael Mankins, sócio da consultoria Bain&Company. Partindo dessa premissa, as empresas que mais inspiram seus funcionários são as que possuem melhor desempenho. E todos saem ganhando.
Mas como inspirar colaboradores? A ideia de que a identificação pessoal com o propósito da organização é uma forte aliada é absolutamente correta, mas essa identificação sozinha não chega a inspirar completamente. Outros fatores, não menos importantes, estão fortemente ligados a essa motivação e, unidos, fazem toda a diferença.
Estamos falando de um conjunto de esforços e estratégias que, juntos, são capazes de atrair e reter talentos, garantindo o interesse dos profissionais em permanecerem na organização – uma vez que se sentem parte integrante deste ecossistema – além de assegurar que o time se sinta inspirado a caminhar lado a lado aos interesses da empresa. E isso se dá quando unimos um propósito bem consolidado a boas condições de trabalho. São essas as ferramentas motivacionais que precisamos utilizar.
It’s more than just money
Um funcionário feliz financeiramente nem sempre está realizado profissionalmente. Quantas vezes ouvimos histórias de pessoas bem-sucedidas que largaram seus empregos por não estarem satisfeitos com sua vida profissional? São engenheiros que abrem hamburguerias, advogados fazendo gastronomia, professores em estúdios de fotografia – e não por conta de crise ou pandemia, mas pela sensação de bem-estar, de realização.
Unir paixões profissionais a boas condições de trabalho e cultura organizacional é primordial para manter relações duradouras com seus funcionários. Essa tarefa é exercício diário dos profissionais de Gestão de Pessoas. São eles quem vão trazer esses talentos para dentro das organizações, desenvolvê-los e também retê-los.
Uma pesquisa feita recentemente pela iN em parceria com o CI-Lab da ESPM, apontou que 53% dos respondentes já deixaram de aceitar uma proposta de trabalho, mesmo que financeiramente atrativa, por considerar que a empresa não se preocupa com o bem-estar dos seus funcionários.
Levando em consideração este dado, entendemos que programas de desenvolvimento, plano de carreira e salários atrativos são grandes motivadores para a atração de talentos. Mas a retenção só é possível quando há sinergia entre os valores da empresa e do profissional. Quando um funcionário abraça o propósito da organização, ele acredita naquilo que faz, no porquê e para quem ele faz. A compreensão da intersecção daquilo que eu acredito com aquilo que a empresa acredita é poderosa.
Isso envolve também a crença nos valores da empresa e toda sua cultura, pois é este conjunto que dará sentido à trajetória desse profissional. Só isso (ou tudo isso) já endossa grande carga de engajamento.
Por um presente mais inspirador
Está mais do que nunca na hora das empresas pensarem em que marcas elas querem deixar, seja em seus funcionários, em seus parceiros, fornecedores ou clientes. Como querem impactar a sociedade e serem interpretadas por todos os seus stakeholders? Pois é esse coletivo que vai disseminar a imagem da organização, seus diferenciais e definir a força da marca empregadora.
Vivemos ainda um período bastante turbulento, no qual não sabemos o que está por vir, mas já antecipamos que este é um ano de incertezas. A pandemia não acabou e a guerra eleitoral nem começou. Por isso, alinhar os interesses da empresa aos interesses de seus colaboradores é caminho certeiro para o engajamento profissional, refletindo diretamente no aumento de produtividade e no bem-estar de empresas e colaboradores.
Esse alinhamento só é possível através de uma comunicação bastante clara entre líderes e seus colaboradores, escuta ativa e a compreensão das necessidades de cada indivíduo que compõe os processos da organização. Trabalhando essa estratégia fica mais simples garantir, mais do que engajamento, a inspiração de todos do time.
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